CTB da Bahia promove carnaval para os trabalhadores
Para garantir um carnaval mais democrático, as entidades filiadas à CTB Bahia preparam uma programação especial para este carnaval, com blocos, camarote, lavagens e protestos irreverentes, durante os seis dias de folia em Salvador. Da Lavagem da Barroquinha ao Camarote Universitário, passando pelos blocos de trio e a Mudança do Garcia, com muita criatividade, as categorias levam às ruas as bandeiras do trabalho e por uma cidade mais humana.
Publicado 11/02/2013 11:25
Nesta segunda-feira (11), protesto e alegria dão o tom do carnaval consciente da Mudança do Garcia. Como no último ano, o Bloco da CTB será puxado pela Patota do Vaz e o Samba dos Metalúrgicos. A promessa é ocupar a passarela do Campo Grande com as reivindicações dos trabalhadores, a exemplo dos 10% do PIB para a Educação, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada sem redução de salários, entre outros.
O Bloco da CTB também vai incluir em sua folia os temas específicos da cidade, como transporte público de qualidade, preservação do meio ambiente e moradia.
Já o Camarote Universitário, no Circuito Dodô (Ondina), reúne associados de entidades filiadas à CTB. Os foliões, que iniciaram a folia logo na quinta-feira (7), com o "Grito de Carnaval" na abertura do espaço, ocupam o camarote durante todo o período do Carnaval, até essa terça-feira (12).
A abertura das atividades mominas foi feita pelos trabalhadores da construção civil, com a Lavagem da Barroquinha na sede do Sintracom-BA. O Sindicato coloca o bloco na rua e reforça as reivindicações da campanha salarial da categoria, em defesa dos direitos dos trabalhadores
Já o Sindicato dos Bancários promoveu a Lavagem do Beco das Quebranças, em frente à sede da entidade na Avenida Sete de Setembro. O evento está na 17ª edição e, este ano, homenageia o diretor falecido no ano passado, José Barberino, que todos os anos se vestia de São Nunca.
Também no início do Carnaval, os comerciários apresentaram o bloco "O Grito dos Comerciários", que desfilou as bandeiras de luta da campanha salarial da categoria para 2013. O desfile no Campo Grande, levou muita alegria e animação aos foliões com a tradicional banda de sopro.
Fruto da parceria entre a CTB Bahia e o Clube do Samba, o Bloco do Trabalhador comandou a sexta-feira de carnaval, no circuito Osmar. Diversas entidades participaram do desfile.
Fonte: CTB-BA