Fórum Malvinas no Uruguai completa um ano
Com um chamado ao Reino Unido para desmilitarizar o Atlântico Sul e repúdio ao referendo sobre a soberania das Ilhas Malvinas, o Fórum Malvinas no Uruguai celebrará nesta sexta-feira (8) seu primeiro ano de existência.
Publicado 08/02/2013 16:45
O agrupamento realizará um ato no balneário de Ponta do Leste, 140 quilômetros de Montevidéu, ao que assistirá o embaixador argentino no Uruguai, Dante Dovena, que apresentará aos integrantes que formarão o fórum de apoio à causa das Malvinas.
Será apresentado um documento sobre o referendo, considerado ilegítimo, que Londres está organizando nas Malvinas. Oa participantes farão um chamado ao Reino Unido para desmilitarizar o Atlântico Sul e a retomar as negociações com a Argentina, conforme às resoluções da ONU.
O Foro reúne a personalidades "comprometidas com a posição regional de rejeição a toda forma de colonialismo, bem como com a desmilitarização e preservação do Atlântico Sul como zona para a paz e a cooperação".
Simultaneamente, a agência de notícias Telam apresentará uma exposição de documentos sobre as Malvinas. O Fórum Malvinas no Uruguai reuniu-se cinco vezes ao longo de 2012 para avaliar o tema e adotar pronunciamentos de solidariedade com a Argentina.
Fonte: Prensa Latina