Aeroportos terão reforço de pessoal durante o Carnaval 

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) anunciou que reforçará as equipes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Infraero e da Receita Federal nos aeroportos do país, durante o período de Carnaval. A SAC estima que o movimento de passageiros nos terminais brasileiros no período entre sexta (8) e Quarta-Feira de Cinzas (13) seja 4% inferior ao período entre Natal e Ano Novo.

As medidas tem o objetivo de manter os bons resultados obtidos nos períodos de alta temporada, como na Operação Fim de Ano, realizada entre 13 de dezembro e 14 de janeiro, em 12 aeroportos do país.

Para o Carnaval, a Receita Federal manterá o incremento de 88%, em média, no número de funcionários alocados nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), onde há maior número de voos internacionais.

A fiscalização da Anac durante a Operação Carnaval ocorrerá entre os dias 7 e 17, com turnos de trabalho que variam de 7h às 23h, conforme a necessidade de cada um dos dez aeroportos incluídos na Operação. O objetivo é monitorar a prestação do serviço de transporte aéreo e fornecer informações sobre os direitos dos passageiros.

Os dez aeroportos-alvo da fiscalização especial da Anac, selecionados de acordo com o fluxo de passageiros e com a demanda do período, são: Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Salvador e Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE). No total, 130 colaboradores da Agência serão envolvidos na operação, entre servidores que farão atendimento aos passageiros e inspetores de aviação civil, de acordo com as características de movimentação de cada aeroporto.

A Infraero reforçará as equipes de segurança e operações de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho, além de manutenções preventivas em equipamentos, como esteiras e escadas rolantes. O atendimento aos usuários também será intensificado.

Os funcionários vestidos com os coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?/May I Help You?” estarão à disposição para esclarecer dúvidas e orientar passageiros. Foram planejadas ações específicas para os aeroportos de Salvador, Rio de Janeiro e Recife.
As concessionárias dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos (SP) e Brasília também adotaram planos para a Operação Carnaval, especialmente com aumento das equipes de manutenção, atendimento e segurança, além de investimentos já entregues como reformas de banheiros e criação de vagas de garagem.

Serviço:
Nos casos de atraso, cancelamento ou interrupção de voo, bem como de preterição de passageiro, o transportador deverá assegurar ao passageiro que comparecer para embarque o direito a receber assistência material, tais como direito à comunicação (a partir de uma hora de atraso); de alimentação (a partir de duas horas de atraso), de acomodação (a partir de quatro horas de atraso) e de reacomodação em outro voo (casos de preterição). Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, pode registrar sua queixa pelo telefone gratuito 0800 725 4445 (que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana – inclusive com atendimento em inglês e espanhol).

Da Redação em Brasília