UNE convoca juventude para o 61º Coneg em março deste ano
A diretoria executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE) convocou na última segunda-feira (4/2) , durante reunião na sede da entidade em São Paulo, o 61º Conselho Nacional de Entidades Gerais. O Coneg, um dos principais fóruns de deliberação do movimento estudantil, será realizado na capital paulista entre os dias 8 a 10 de março de 2013 e pretende reunir mais de 500 lideranças de Diretórios Centrais e Uniões Estaduais dos Estudantes, além de representantes das Executivas de Cursos.
Publicado 06/02/2013 12:45
A diretoria executiva da União Nacional dos Estudantes convocou na última segunda-feira (4/2) , durante reunião na sede da entidade em São Paulo, o 61º Conselho Nacional de Entidades Gerais. O Coneg, um dos principais fóruns de deliberação do movimento estudantil, será realizado na capital paulista entre os dias 8 a 10 de março de 2013 e pretende reunir mais de 500 lideranças de Diretórios Centrais e Uniões Estaduais dos Estudantes, além de representantes das Executivas de Cursos.
O Coneg servirá para a UNE promover o seu Seminário de Assistência Estudantil e também discutir junto às lideranças propostas que serão encaminhadas às conferências livres preparatórias para a 2ª Conferência Nacional da Educação.
Comissão da Verdade
A reunião teve o objetivo também de discutir a composição da Comissão da Verdade da UNE, lançada recentemente na abertura do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base, realizado de 18 a 21 de janeiro de 2013 em Recife, na UFPE.
O desaparecimento de Honestino, atribuído à repressão da ditadura militar (1964-1985), será o primeiro caso investigado pela Comissão, que vai investigar, apurar e esclarecer casos de morte e tortura de pelo menos 46 dirigentes da entidade. O ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, comprometeu-se a ajudar e acompanhar de perto o trabalho da comissão.
Jornada de lutas
Durante a reunião, foi convocada a última plenária de organização da Jornada Nacional de Lutas da Juventude para o dia 23 de fevereiro. A UNE, em parceria com outros movimentos de juventude do país, prepara uma série de manifestações para o próximo mês de março. A principal característica dessa mobilização será a unidade entre as reivindicações e abordagens diversas para o tema da juventude: do movimento cultural ao direito à terra, do combate à violência à defesa dos 10% do PIB para a educação.
Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, 2013 promete ser o ano em que a juventude brasileira fará grandiosas manifestações. ‘’Nós iremos para as ruas e também nas redes digitais conquistar mais direitos e avanços para o Brasil, como os 10% do PIB para a educação, o fim da violência contra a juventude negra, melhores condições de trabalho no campo e na cidades, e claro, mais democracia na mídia e na política’’, afirmou.
fonte: UNE