Tchernobil: Ucrânia agradece solidariedade cubana
O presidente do Comitê de Assuntos Exteriores da Verkhovna Rada (Conselho Supremo, o parlamento ucraniano), Vitali Kaliújni, agradeceu a Cuba a realização ininterrupta durante 22 anos de um programa de tratamento gratuito a crianças afetadas pelo acidente de Tchernobil.
Publicado 06/02/2013 17:19
Ao receber na sede da câmera legislativa ao embaixador cubano Ernesto Senti, o deputado lembrou que mais de 24 mil crianças ucranianas foram tratadas por serviço médico especializado durante longas estadias em Cuba.
Kaliújni afirmou que ambos os povos estão unidos por uma amizade histórica e destacou a importância do fortalecimento da cooperação interparlamentar no contexto do desenvolvimento geral das relações bilaterais.
Senti, por sua vez, exortou a reativar o trabalho do grupo parlamentar de amizade com Cuba na recém instaurada 6ª legislatura.
Além da cooperação em temas tradicionais, o diplomata cubano fez questão de apontar a utilidade de abrir novos âmbitos de colaboração eficaz em esferas como a indústria farmacêutica e biotecnológica, saúde pública, transporte, agricultura e turismo.
No encontro participaram Yaroslav Yudin, conselheiro principal do secretariado do Comitê de Relações Externas do Parlamento, e Bogdan Andriúchenko, auxiliar de Kaliújni.
A ministra conselheira e cônsul, Margarita Valle, e o conselheiro político, Emilio Pevida, acompanharam ao embaixador cubano.
Fonte: Prensa Latina