SPM lança jingle contra violência sexista no Carnaval da Bahia
O jingle da campanha Respeito à mulher. Entre nesse bloco, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) para o Carnaval 2013, está sendo veiculada em diversas emissoras de rádio da Bahia. Com uma construção simples, criativa e de reflexão, a peça tem sensibilizado a população a respeito do enfretamento da violência contra a mulher.
Publicado 04/02/2013 17:28 | Editado 04/03/2020 16:17
Em ritmo de pagode, o jingle leva a mensagem da importância de cultivar uma festa de paz, sem situações constrangedoras e agressivas ao público feminino. “Não pegue, não puxe o cabelo dela. Vá na boa, vá no jeito. Eu vou, mas eu vou com respeito. Me abraça, me pega com carinho”, diz um trecho da composição.
“Só bata no tambor, toda mulher quer amor”, arremata o vocalista. O material será rodado nas rádios pelo período de 13 dias, podendo ser utilizado nos palcos e trios patrocinados pelo governo do Estado. Nas estratégias da campanha, a SPM também articulou parcerias com os blocos Filhos de Gandhy e Mascarados, além da banda Didá, entre outras.
A campanha é realizada pelo segundo ano consecutivo. A SPM é responsável pela sensibilização de artistas nos ensaios que antecedem o Carnaval. A intenção é alcançar soteropolitanos e turistas, estimulando a propagação da cultura da não violência e de defesa dos direitos das mulheres. Durante o período, está sendo divulgada também a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180).
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro