ONU realiza debate sobre violência e segurança cidadã no Panamá
Um fórum internacional das Nações Unidas sobre segurança cidadã e redução da violência termina nesta sexta-feira (1º) no Panamá dois dias de sessões que têm tido como objetivo assegurar que este tema esteja incluído na Agenda de Desenvolvimento pós-2015.
Publicado 01/02/2013 16:57
No evento participam delegados de numerosos países para reflexionar de maneira crítica sobre a agenda de desenvolvimento futuro, ante o vencimento em 2015 do prazo para atingir os Objetivos do Milênio (ODM) nesta matéria.
O encontro tem como anfitrião ao Governo do Panamá e se realiza com o apoio do da Finlândia, e faz parte de uma série de consultas entre cidadãos, cidadãs e experientes que se levam a cabo em 100 países sobre 11 temas diversos.
No caso do Panamá o debate centra-se em como a violência, a delinqüência e os desastres se converteram em temas críticos de desenvolvimento, especialmente na América Latina, o Caribe e África.
O crime, a violência e os conflitos -os quais se exacerbam em contexto de desastres- impedem que muitos países atinjam os ODM e ocasionam um impacto negativo no desenvolvimento econômico, social e político, e também destroem a confiança das pessoas no Estado.
Nas discussões participam representantes da sociedade civil, políticos, ativistas juvenis, acadêmicos e experientes da ONU, quem elaborarão recomendações concretas para assegurar que a redução da violência e a segurança cidadã se reflitam na agenda pós-2015.
O documento final da conferência, que culminará hoje mesmo, será levado à seção Consultas de Alto Nível sobre Conflito, Violência e Desastres em Helsinki o 13 de março 2013.
Fonte: Prensa Latina