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O presidente cubano, Raúl Castro, e o ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, visitaram as obras no porto de  Mariel, que está sendo executado com investimento do Brasil, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

O presidente cubano, Raúl Castro, e o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva percorreram áreas das instalações portuárias do Mariel, na ocidental província de Artemisa.

"Esta é a obra mais complexa que se iniciou em Cuba", comentou o Raul ao referise às construções que converterão esse lugar na principal porta entrada e saída do comércio exterior da ilha, precisou hoje o diário Granma.

Raúl Castro conversou com Lula sobre a importância estratégica deste porto não só para esta nação caribenha, senão também para a região, e fez referência ao desenvolvimento inversionista do país e a outros elementos da atualização do modelo econômico cubano.

Em diálogo com a imprensa, o ex-presidente brasileiro considerou que a obra avança de forma extraordinária.

"Sonho com que este porto possa contribuir ao desenvolvimento de Cuba, sobretudo na concreção de uma importante zona industrial", expressou.

Segundo o rotativo, o financiamento deste investimento cobre-se parcialmente com um crédito concedido pelo governo do Brasil, e sua execução corresponde à Associação Econômica Internacional constituída pela empresa construtora cubana Quality e a COI, do gigante sul-americano.

O diretor geral da empresa DIP-Mariel, Osvaldo Bravo, referiu que este projeto de investimentos é o início da Primeira Zona Especial de Desenvolvimento (ZED) do país, com uns 465 quilômetros quadrados aproximadamente.

A concreção desta obra permitirá incrementar as exportações, a substituição efetiva de importações, o desenvolvimento de projetos de alta tecnologia e outros, todo o qual contribuirá de maneira significativa à criação de novas fontes de emprego, apontou.

Disse que o futuro terminal de contenedores constitui o centro a partir do qual se desenvolverá a ZED e se interconectará com diferentes áreas de desenvolvimento e indústrias que se projetem na zona, através de uma infra-estrutura vial, ferroviária e de comunicações de altas prestações.

Assim mesmo, recordou que a ampliação do Canal do Panamá em 2015 implicará um novo palco para o comércio marítimo na Cuenca do Caribe, no qual se incrementará o uso dos navios Pós Panamax.

De tal forma, acrescentou, com o aumento do calado dos navios que poderão aceder a este porto, se melhorarão consideravelmente seus níveis operacionais.

O presidente brasileiro da AEI Quality-COI, Mauro Huber, aludiu à execução do cronograma, as ações de dragagem, o desenvolvimento de infra-estruturas para o transporte "por estrada e ferrovia", as motoristas para a água e a eletricidade, entre outros aspectos.

Antes de que culmine neste ano, informou, começará a funcionar uma parte das instalações, incluídos os primeiros 700 metros de berço, ao mesmo tempo em que se continuarão os trabalhos construtivos.