Dilma recebe prefeitos e anuncia liberação de 66,8 bi às cidades
Nesta segunda-feira, 28 de janeiro, aconteceu na capital federal, Brasília-DF, o Encontro Nacional dos Prefeitos eleitos e reeleitos no fim de 2012 com a Presidenta da República, Dilma Rousseff.
Publicado 29/01/2013 15:18 | Editado 04/03/2020 17:03
O encontro reuniu os 26 prefeitos de capitais, milhares de prefeitos de todo país, além de 28 ministros do governo Dilma. Cerca de 20 mil pessoas compareceram à solenidade e ouviram a presidenta anunciar a liberação de 66,8 bilhões de reais para os municípios brasileiros.
Após um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do incêndio em Santa Maria-RS, Dilma afirmou que do montante total liberado, R$35,5 bilhões serão destinados para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, que já estavam definidos no fim de 2012 e devem ser liberados já no mês de fevereiro deste ano.
A presidenta anunciou também nova seleção para investimentos que somam R$ 31, 3 bilhões; eles dependem da aprovação de projetos enviados pelas prefeituras, que devem estar de acordo com pré-requisitos exigidos pelo governo federal:
“Será necessário elaborar os projetos o mais rápido possível. No início de fevereiro, os valores para cada município serão divulgados e liberados imediatamente”, disse Dilma.
Em seu discurso, Dilma comparou a situação econômica brasileira com a grave crise econômica no exterior, e enfatizou o progresso nacional desde a eleição de Luís Inácio Lula da Silva para a presidência da República, em 2002:
“Tenho certeza que os prefeitos atuais, no poder desde o último dia 1º de janeiro, assumiram numa situação melhor do que há uma década”, avaliou. Dilma também afirmou que o governo vai reabrir prazo para que as prefeituras possam se cadastrar no programa de construção de 6 mil creches.
Os prefeitos comunistas eleitos no estado do Rio de Janeiro, Dennis Dauttmam (Belford Roxo), Doutora Soraia (Rio das Flores) e Jonas Marins (Barra Mansa), também compareceram ao encontro com a presidenta da república e aliada do PCdoB, Dilma Rousseff. As prefeituras comunistas certamente terão todo apoio do Governo Federal para que as cidades possam se desenvolver e para que a vida do povo possa melhorar significativamente.
A presidenta estadual do PCdoB-RJ e Secretária Municipal de Políticas para Mulheres do Rio de Janeiro, Ana Rocha, esteve presente no encontro, participou da Mesa da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal e da mesa sobre Políticas Públicas e Cidadania. A líder comunista enfatizou a importância do Encontro de Prefeitos:
“Esse Encontro é um espaço importantíssimo para os novos prefeitos, uma apresentação das políticas do governo federal que podem ser implementadas nos municípios. Um espaço democrático que dá instrumentos aos prefeitos para ampliar as políticas públicas nas cidades em diversas áreas. O discurso da presidenta foi determinado, focado em erradicar a miséria e em implementar medidas que beneficiem a todos municípios, tanto os grandes como os pequenos. Dilma ampliou o alcance e o orçamento’’, salientou Ana Rocha.
E esse leque de oportunidades aberto pelo Governo Dilma, também será amplamente aproveitado pelos prefeitos do PCdoB no estado do Rio.