Anatel: TV paga no Brasil atinge 16 milhões de assinantes
O Brasil fechou 2012 com 16,188 milhões de assinantes do serviço de TV por assinatura, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (28) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ao todo, foram registradas 3,4 milhões de novas assinaturas, o que representou uma expansão de 27% do mercado nacional em relação a 2011.
Publicado 29/01/2013 08:08
Em dezembro de 2012, a base de assinantes registrou 222 mil adições líquidas (novos clientes, descontados os que desistiram do serviço). Nas contas da agência, os serviços de TV paga atendem a 53,4 milhões de brasileiros e estão presentes em mais de 27% dos domicílios.
Entre as diferentes tecnologias usadas para levar o sinal de TV às casas dos assinantes, o destaque está com o padrão via satélite (DTH), que atingiu 60,8% da base. A segunda maior participação é por cabo, com 38,3% das assinaturas. A parcela restante é da transmissão por micro-ondas (MMDS), que tem registrado perdas de assinantes a cada mês.
Segundo a Anatel, a região Sudeste ainda lidera no ranking de maior percentual de domicílios atendidos, com 38,6% dos lares, apesar do crescimento registrado no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Entre as unidades da federação, destacam-se o Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por terem registrado desempenho acima da média nacional.
Entre os principais grupos econômicos que disputam o mercado nacional, a Net / Embratel fechou 2012 na liderança, com fatia de 52,47% (8,494 milhões de assinantes). Em seguida estão a Sky / Directv, com 31,12% (5,038 milhões), a Oi, com 4,62% (748 mil), a Telefônica, com 3,67% (594,9 mil), e a GVT, com 2,62% (425 mil). A parcela restantes é formada pelos grupos Algar e ViaCabo.
Fonte: Valor Econômico