Argentina envia pele para tratamento de feridos em Santa Maria
A Argentina enviou nesta segunda-feira (28) pele e outros tecidos para ajudar os feridos com graves queimaduras no incêndio da boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no qual morreram 231 pessoas.
Publicado 28/01/2013 17:55
Uma carga com 10 mil centímetros quadrados de pele e 20 mil centímetros quadrados de membrana amniótica partiu nesta segunda (28) de manhã em um avião da Aerolíneas Argentinas com destino a Porto Alegre, informou a Presidência da Argentina através de seu site.
Leia também:
Santa Maria, luto e revolta
O envio foi realizado pelo Ministério da Saúde argentino a pedido das autoridades do Rio Grande do Sul.
O ministro da Saúde argentino, Juan Manzur, destacou que a "pele e outros tecidos são obtidos mediante a doação de órgãos" e agradeceu "a atitude comprometida de todos os argentinos que decidiram doar os órgãos de seus entes queridos e que hoje nos permite dar uma resposta solidária ao país irmão".
"A pele e a membrana amniótica são utilizadas como compressas biológicas que ajudam a melhorar o processo natural de recuperação da pele e protegem o paciente de possíveis infecções, que são a principal causa de complicação nas pessoas com grandes queimaduras", explicou Manzur.
A Argentina já enviou pele e outros tecidos em 2004, para o tratamento dos feridos do incêndio de um supermercado na capital paraguaia, no qual faleceram cerca de 400 pessoas, e em agosto de 2012, após a explosão de uma refinaria no norte da Venezuela, na qual morreram 42 pessoas.
Segundo as primeiras investigações, a boate Kiss, da cidade de Santa Maria, se incendiou na madrugada do domingo devido a um efeito pirotécnico usado por um dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava no local quando ocorreu a tragédia.
Muitos dos 231 falecidos e dos mais de 100 feridos eram alunos de várias faculdades da Universidade Federal de Santa Maria, que realizavam uma festa na boate.
Condolências
Durante esta segunda-feira (28), outros governos e líderes mundiais expuseram suas condolências pelo incêndio na boate Kiss, no Rio Grande do Sul.
Pela manhã, prestaram solidariedade às vítimas o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o Papa Bento XVI. No começo da tarde foi a vez do premiê israelense, Benjamin Netanyahu.
Fonte: Opera Mundi