Empresa estatal garante fornecimento de alimentos na Venezuela
De acordo com informações oficiais publicadas nesta quinta-feira (24), a empresa Produtora e Revendedora Venezuelana de Alimentos (Pdval), criada em janeiro de 2008, fechou o ano passado com uma venda superior às 400 mil toneladas de produtos da cesta básica.
Publicado 25/01/2013 10:00
Executivos da entidade indicaram que a variedade de produtos inclui farinha de milho pré-cozida, leite em pó, arroz, massa, carne, frango, azeite, café, sucos, pescado e cereais. Por mês, as cifras de venda oscilam entre 40 mil e 50 mil toneladas, das quais entre 2 mil e 2.500 correspondem à capital do país.
A oferta de produtos procede fundamentalmente de empresas estatais, entre as quais Indústrias Diana, Lacticínios Los Ande, Porcinos del Alba, Corporación Venezuelana de Alimentos, Farina Venezuela Socialista e Venalcasa.
A principal característica é a oferta de produtos a preços inferiores aos fixados pelas redes privadas.
A Pdval surgiu como filial da Petróleos da Venezuela (Pdvsa), em resposta às pressões de empresas privadas interessadas em especular com os alimentos. A entidade passou à jurisdição do Ministério de Alimentação em julho de 2012, como parte das ações de coordenação no abastecimento ao mercado interno.
Fonte: Prensa Latina