Dilma e Aldo participam do lançamento do Centro Paraolímpico
A presidenta da República, Dilma Rousseff e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participam, nesta sexta-feira (25), da cerimônia de lançamento do projeto do Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). A solenidade acontece às 14h30, no Palácio dos Bandeirantes. A infraestrutura esportiva faz parte do Plano Brasil Medalhas 2016.
Publicado 25/01/2013 10:47
O equipamento será construído no Parque Fontes do Ipiranga, na zona sul paulista. O local servirá para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções. Segundo informações do Ministério do Esporte, o centro de treinamento congregará 14 modalidades de esportes paraolímpicos – atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, rugbi, tênis, tênis de mesa e vôlei sentado.
O Plano Brasil Medalhas visa projetar o Brasil entre as maiores potências esportivas do mundo a partir dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
A área de 94 mil m² do Centro Paraolímpico servirá ainda para cursos para técnicos, árbitros, gestores e outros profissionais; e desenvolvimento das ciências do esporte no conceito de atuação interdisciplinar envolvendo medicina, fisioterapia, psicologia, fisiologia, biomecânica, nutrição e metodologia do treinamento, entre outras áreas.
Sua estrutura contará com quatro ginásios, dois campos de futebol, quadras de tênis, pista de atletismo, Centro de Medicina e Ciências do Esporte, academia, alojamentos, refeitório, vestiários, auditórios, entre outros. A previsão é que o projeto seja concluído até o final de 2015.
Acordo com a China
Além da construção do centro de treinamento, o Brasil estuda fechar uma parceria com a China. O acordo serviria para o desenvolvimento de modalidades nas quais o país não tem resultados tão expressivos internacionalmente.
Segundo Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico, "nossos profissionais buscaram o que há de melhor em outros países para que essa nova geração tenha também o melhor para se preparar para os próximos Jogos Paralímpicos", afirmou Parsons.
Fonte: Ministério do Esporte