Maduro: Soberania petroleira garante educação gratuita no país

O vice-presidente da República, Nicolás Maduro, destacou, nesta sexta-feira, que com a recuperação da soberania petroleira e o controle das riquezas do país, o governo nacional garante o direito constitucional a uma educação pública, gratuita e de qualidade para o povo venezuelano.

Maduro - AVN

Durante a inauguração do Liceu Bolivariano Carlos Raúl Villanueva, em Barinas, Maduro ressaltou que os milhões de livros entregues em todos os níveis de educação são “um grande esforço de investimento público”.

“De onde vêm esses recursos? Dos recursos nacionais, em primeiro lugar do petróleo, cada livro desses é uma gota de petróleo. Para onde ia este petróleo antes? Para a conta dos multimilionários, do grupinho que saqueava o país”, explicou o vice-presidente, após ressaltar que “é preciso estudar a história objetivamente e valorizar o que vivemos e o que estamos vivendo”.

Lembrou que no início da Revolução Bolivariana, em 1999, “recuperamos o petróleo, as riquezas. É quando o presidente tem os recursos em suas mãos para dizer que agora vamos construir este liceu, esta escola agora vamos entregar as caraimas [tablets] para as crianças, entregar todos os livros para que nossos pequenos os tenham”.

Durante o ato, a ministra da educação, Maryann Hanson, detalhou que entre 2012 e 2013, foram entregues 42.750.000 livros a estudantes de nível médio, primário e pré-primário, distribuídos em 57 títulos.

Com AVN