Brasil pede respeito à soberania e autodeterminação da Venezuela
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota , pediu para a comunidade internacional para que seja respeitada a soberania da Venezuela e a autodeterminação do povo e desejou a pronta recuperação do presidente Hugo Chávez.
Publicado 18/01/2013 14:37
Diante da prolongação do processo de recuperação de Chávez, que foi operado em Cuba, o chanceler brasileiro afirmou que “cabe aos venezuelanos e às autoridades deste país determinarem o caminho a seguir”.
Patriota lembrou que o Parlamento venezuelano autorizou, de forma unânime, a permissão para a operação do presidente e que, posteriormente, no marco da Constituição, o Supremo Tribunal de Justiça aprovou o adiamento do juramento de Chávez.
Da mesma forma, o diplomata solicitou evitar adotar uma posição “sobre uma hipótese que não se confirma neste momento”, em relação a saúde do mandatário e acrescentou que espera seu pronto restabelecimento.
Durante uma coletiva de imprensa, Patriota ressaltou que após as decisões dos Poderes Públicos venezuelanos “não se produziu nenhum questionamento no contexto internacional”.
O chanceler aproveitou a ocasião para elogiar a atitude e os valores do povo venezuelano, ao considerar que, durante as recentes eleições o país demostrou ser uma sociedade democraticamente madura.
Com TeleSur