Curso de Formação do PCdoB começa neste domingo

"A formação com foco na orientação e na divulgação ampliada dos ideais que norteiam o nosso Partido, de forma massiva e em escala nacional, torna-se fundamental para o enfrentamento da enorme batalha política que o PCdoB vem travando desde seu nascimento". Esse foi o tom dado por Altair Freitas, secretário executivo da Escola Nacional de Formação do PCdoB, durante entrevista à Rádio Vermelho, ao falar sobre a realização do Curso Nacional Nível III.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

O Curso Nacional de Nível III é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Formação e Propaganda, por meio da Escola Nacional, com a participação da Secretaria Nacional de Organização e acontecerá no período de 20 a 31 de janeiro de 2013, no Hotel Fazenda Hípica Atibaia, São Paulo. De acordo com informações da Escola, o curso tem a duração total de 90 (noventa) horas (distribuídas entre a programação de cada referencial temático e outras atividades).

Ouça na Rádio Vermelho
Nereide Saviani: O Programa Socialista é a bússola do Partido
Luiz Manfredini: Os quadros são a alma do Partido
 
Altair Freitas explica que o curso é o resultado de uma longa jornada de elaboração coletiva à luz das experiências mais recentes sobre formação militante, no contexto histórico da nova luta pelo socialismo e do trabalho incessante no aprofundamento sobre o Brasil a partir de uma interpretação marxista.

Segundo ele, um dos principais objetivos da Escola é elevar a consciência socialista, a capacitação teórica, política e ideológica da militância comunista. Além disso, garantir a multiplicação dos princípios que norteiam nosso Partido.

"Ao longo de seus 10 anos, a principal meta da Escola é, através de cursos e outras atividades de formação teórica, fazer com que os quadros e militantes em diferentes níveis compreendam em profundidade as formulações teóricas do Partido. Para isso é necessário que os cursos se voltem a introduzir e aprofundar o estudo da teoria Marxista-Leninista".

Ao final da entrevista, Altair reiterou o convite aos companheiros e companheiros nos estados e ressaltou que em um ano de Congresso é fundamental que a nossa militância coloque na ordem do dia a formação como base para a luta de ideias. "A formação assume cada vez mais um papel central na trajetória do PCdoB e contribui para organizar a luta que forjará o caminho brasileiro para a superação do capitalismo e construção do socialismo em nossa pátria", finalizou Freitas.

Ouça a íntegra da entrevista: