Cotistas são quase metade dos candidatos inscritos no Sisu

Os alunos da rede pública, que conquistaram a lei de cotas nas universidades, corresponderam a 44% dos inscritos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (14). O número de cotistas inscritos foi de 864.830, de um total de 1.949.958 inscritos.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o índice de cotistas no Sisu representa um passo importante dentro da política de educação superior do governo federal. "O número de inscritos no sistema de cotas foi um salto extraordinário nesse sistema novo que estamos buscando implantar. 80% dos alunos que concluem o ensino médio são da rede pública. Eles terem feito quase metade das inscrições no Sisu é um passo bastante importante", afirmou.

O ministro avalia também que a nota de corte dos cotistas inscritos ficou próxima à dos alunos do sistema geral. O MEC divulgou a nota de corte de três áreas específicas, consideradas prioritárias para o governo federal: Medicina, Licenciatura e Pedagia. Na Medicina, a nota de corte pelas cotas foi de 761,67, no geral foi de 787, 56. Na Pedagogia, a nota de corte das cotas foi de 591,58, contra 598,08 do sistema geral. Na Licenciatura, as notas foram de 606,45 para o sistema de cotas e 627,51 no geral.

"Os melhores alunos da rede pública são bem melhores que a média do setor privado. Isso demonstra que toda escola pública pode ser uma boa escola. Mas esse resultado não pode ser levado para uma comemoração, temos que continuar trabalhando. Mas é um bom começo", afirmou o ministro.

Resultado

O MEC disponibilizou por volta de 8h15 desta segunda-feira (14) no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a relação dos aprovados no processo seletivo. É possível fazer o fitro por instituição, curso e turno das listas de aprovados. Quase dois milhões de candidatos se inscreveram para disputar 129.319 vagas em 3.752 cursos de ensino superior. Esta é a primeira edição do Sisu a incorportar o sistema de cotas sociais e raciais estabelecido por lei sancionada em agosto de 2012.

As matrículas dos candidatos aprovados devem ser feitas entre os dias 18 e 22 de janeiro. Os convocados devem se informar junto às instituições de ensino em que foram aprovados sobre os documentos necessários, locais e horários para efetivar as matrículas. Quem não foi aprovado deve esperar a segunda chamada do Sisu, que será no dia 28.

Fonte: Da Redação, com agências