PA: acusados de matar casal de extrativistas vão a julgamento
A Justiça do Pará marcou para o dia 3 de abril o início do julgamento dos três acusados de matar um casal de extrativistas no sudeste do estado, em 2011.
Publicado 11/01/2013 09:04
José Rodrigues Moreira foi denunciado pelo Ministério Público sob acusação de ter encomendado a morte de José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo. Os dois foram mortos em uma emboscada enquanto andavam de moto em um assentamento de Nova Ipixuna (511 km de Belém).
O crime teve repercussão internacional e foi sucedido por uma série de mortes no campo na região Norte. A presidente Dilma Rousseff chegou a solicitar que a Polícia Federal entrasse no caso.
O irmão de Moreira, Lindonjonson Silva Rocha, é acusado de ter atirado no casal com uma cartucheira, com ajuda de Alberto Lopes do Nascimento. Os três já estão presos desde 2011 –Alberto tentou fugir há quase um ano, serrando a grade da cela da enfermaria onde estava.
A motivação do crime, de acordo com a denúncia, foi a disputa pela posse de uma área rural dentro do assentamento Praialta Piranheira, onde os extrativistas viviam. José Claudio alegava que uma propriedade de Moreira era irregular, e por isso estimulava que agricultores morassem nela.
Fonte: Folha de S.Paulo