Evento reúne seis mil equatorianos em apoio a Correa

Mais de seis mil partidários do governista Movimento Aliança País se reuniram na capital equatoriana para apoiar o candidato presidencial Rafael Correa e os deputados da Assembleia Nacional.

"O que conseguimos podemos perder se não apoiarmos o processo da Revolução Cidadã nas urnas em 17 de fevereiro", disse o presidente Correa que está concorrendo à reeleição

"Tínhamos uma pátria da desesperança, estávamos convencidos de que éramos menores do que outros países da região, agora outros países aspiram ter o nosso caminho", ele disse aos participantes.

"Nos diziam que não se poderia deixar de pagar a dívida externa e a renegociamos neste Governo, e foram mobilizados sete bilhões de dólares norte-americanos a serviço do povo equatoriano".

"Tínhamos dois milhões de migrantes e, em dois anos, sete presidentes, porque no país mandava a burocracia internacional, o Banco Financeiro Internacional. Mas nós recuperamos o país", disse ele.

Correa convocou ao voto unido, para que consigfa a vitória na Assembleia Nacional, o que é necessário para a Aliança País governe com coerência política.

Hoje, a oposição parlamentar impede o curso de mais de cinco leis, inclusive o Código Penal, a lei de terra, de água e a de Comunicação.

Nesta briga eleitoral, o binômio Rafael Correa- Jorge Glas, do Movimento Aliança País, enfrenta outros sete.

O opositor Movimento Criando Oportunidades (CREO), é liderado pelo ex-banqueiro Guillermo Lasso e Juan Carlos Solines.

O Partido Sociedade Patriótica (PSP) é liderado pelo ex-presidente Lucio Gutierrez, com Perla Boyes, e há ainda Alberto Acosta – Marcia Caicedo, disputando pela Coordenadora Plurinacional de Esquerdas.

Pelo Movimento Ruptura, concorrem Norman Wray e Angela Mendoza, e o empresário bananeiro Álvaro Novoa e sua esposa Anabella Asin, pleiteiam pelo Partido Renovador Institucional (PRIAN). Já o binômio Mauricio Rodas e Inês Manzano, disputam pelo Movimento Sociedade Unida Mais Ação ( Suma).

A chapa registrado pelo Partido Roldosista Equatoriano (PRE) tem o pastor evangélico Nelson Zavala e a ex-deputada Denny Cevallos.

Fonte: Prensa Latina