Obama apresentará secretário de Defesa e chefe da CIA
O presidente dos EUA, Barack Obama, deve nomear nesta segunda (7) o ex-senador republicano Chuck Hagel como secretário de Defesa e deve também anunciar o novo diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), após a renúncia de David Petraeus.
Publicado 07/01/2013 10:10
De acordo com o site de notícias Politico, fontes democratas disseram que a apresentação dos candidatos será a primeira aparição pública este ano do dignitário, depois de seu regresso hoje das férias de Natal no Havaí.
O veículo de comunicação prevê uma dura batalha no Senado para a confirmação Hagel, pelo fato de ele se opor, algumas vezes, a impor sanções contra o Irã e ao apoio dos EUA a Israel, principal aliado de Washington no Oriente Médio.
Se ele ganhar a nomeação, se converterá no primeiro veterano da guerra lançada contra o Vietnã que irá dirigir o Pentágono, substituindo Leon Panetta.
O Politico também observa que, para a direção da CIA, Obama cogita os nomes de John Brennan, assessor de segurança nacional e contraterrorismo, e Michael Morrell, o atual diretor interino desta entidade federal.
O general aposentado Petraeus, ex-líder da Agência, renunciou em novembro passado depois de tornar-se público que ela estava tendo um caso com sua biógrafa, Paula Broadwell.
Junto ao caso, vieram à tona denúncias de tráfico de influência e suborno típicos da alta política norte-americana.
O escândalo mais uma vez confirmou que o Bureau Federal de Investigações (FBI) e o Pentágono têm autoridade e capacidade tecnológica para vigiar as redes e monitorar comunicações privadas dos cidadãos norte-americanos, assim como fazer outras entidades dos EUA, como a Agência de Segurança Nacional.
Fonte: Prensa Latina