Jornal uruguaio denuncia enclave colonial britânico nas Malvinas
“O arquipélago das Malvinas é um enclave britânico na América do Sul, vergonhoso traço do colonialismo mais voraz”, denuncia neste sábado (5) um editorial do jornal La República, intitulado “As Malvinas são Argentinas”.
Publicado 05/01/2013 15:52
“É, por onde se olhe, insustentável a postura do Reino Unido que se considera com soberania sobre esse grupo de ilhas do Atlântico Sul: as Malvinas são parte do território continental desta nação irmã”, destaca.
Leia também:
Malvinas: ex-combatentes pedem retomada das negociações
Após lembrar que o Uruguai tem sido tradicionalmente defensor da soberania argentina sobre as ilhas, indicou que além disso: “declarou sua mais irrestrita solidariedade com o pedido argentino, comprometendo-se em alinhar-se com a nação vizinha em todas as instâncias internacionais”.
Defende que “as declarações precisam ratificar-se com os fatos concretos; a solidariedade deve manifestar-se em ações e atitudes. Isso é precisamente o que fez o governo de Mujica, quando proibiu que navios britânicos das Malvinas atraquem em portos uruguaios”.
O editorial acrescenta que “é uma medida de elemental amizade com a nação pertencente, por outra parte, ao bloco regional que o Uruguai integra; sem contar que trata-se de uma decisão da União das Nações Sul-americanas resolvida em novembro de 2010.
Fonte: Prensa Latina