Estados Unidos, autores de crimes atômicos no mundo
A conduta dos Estados Unidos em assuntos nucleares colocou em destaque o fato de que aquele país é o principal autor dos crimes atômicos cometidos no planeta, segundo declarações nesta sexta-feira (4) do secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Said Jalili.
Publicado 04/01/2013 18:21
Ele agregou que os Estados Unidos são o único país que já utilizaram a bomba nuclear contra pessoas inocentes.
De acordo com o alto representante do Irã em assuntos nucleares, os Estados Unidos são o grande detentor de armas nucleares e atualmente realizam pesquisas e testes de uma nova geração desse tipo de armamento, pois há duas semanas foi divulgada a notícia de um novo teste nuclear norte-americano.
Jalili mencionou que há dois anos o Irã acusou Washington na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de ser provedor de armas nucleares no mundo, já que havia facilitado esse tipo de armas para o regime de Israel.
Jalili também lembrou que o Irã apresentou à AIEA documentos que mostram que os Estados Unidos perderam há 40 anos mais de 130 quilogramas de urânio enriquecido em alto grau, e que Teerã pede por uma investigação do caso.
Ao ressaltar a importância desta denúncia, assinalou que até a opinião pública dentro dos EUA deve se preocupar com o caso.
Jalili fez essas declarações durante uma coletiva de imprensa realizada em Nova Délhi, capital da Índia, onde se encontra desde quarta com a finalidade de ampliar os vínculos bilaterais.
Fonte: HispanTV