Mensagem da Presidenta Dilma destaca avanços e enfatiza promessas
Em sua coluna semanal, reproduzida em vários jornais e sites do Brasil, nesta terça-feira (25), a Presidenta Dilma Rousseff escreveu uma mensagem de Natal aos leitores, em que destaca a data de final de ano como “momento de festa e também de reflexão”. E aproveita a reflexão para destacar os avanços obtidos em 2012 e reafirmar as promessas para o próximo ano.
Publicado 26/12/2012 15:44
“2013 será o ano de ampliarmos ainda mais o diálogo com todos os setores da sociedade, acelerar obras, melhorar a qualidade dos serviços públicos e continuar defendendo o emprego e o salário dos brasileiros”, afirma a presidenta que se define como “otimista” e diz que “este é um governo que confia no seu povo, no seu empresariado, que respeita contratos, que se empenha em novas parcerias entre os setores público e privado”.
“Sou otimista, como todos os brasileiros. Sei dos desafios da crise internacional, mas os momentos de crise podem ser transformados em grandes oportunidades, e esse é o propósito de cada ação que implementamos em 2012. Faço um chamamento a todos os brasileiros para que mantenham sua confiança no Brasil. Aos empresários, para que acreditem e invistam no nosso país”, diz a presidenta.
“Tenho certeza que teremos um novo ano ainda melhor para todos os brasileiros e brasileiras”, diz ainda a presidenta Dilma, lembrando que “no início de 2013, a sua conta de luz e a conta das empresas ficarão menores, e o corte será o que eu anunciei. Isso trará redução dos custos de produção e mais empregos”, afirmou.
No balanço do ano de 2012, ela enfatizou que “o primeiro fato que nos enche a todos de orgulho foi termos tirado 16,4 milhões de brasileiros da pobreza extrema. Uma vitória do Brasil, com o Brasil Sem Miséria, por meio da ação Brasil Carinhoso, que complementa o Bolsa Família até assegurar uma renda de R$70 por pessoa nas famílias muito pobres com filhos de zero a 15 anos”.
E citou outras conquistas obtidas pelo povo e o governo brasileiros, destacando entre elas a criação de 1,77 milhão de novos postos de trabalho até novembro deste ano – 4 milhões desde 2011; a compra da casa própria por um milhão de famílias no programa Minha Casa, Minha Vida e a oferta de 2,5 milhões de vagas para jovens e trabalhadores em cursos profissionalizantes e de capacitação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).
Esforço do governo
O governo federal, em 2012, trabalhou “com afinco para deter os efeitos da crise internacional sobre o nosso país e para fixar as bases do crescimento de 2013, com aumento da competitividade de nossa economia”, avalia Dilma Rousseff, citando como exemplos desse esforço a ampliação do crédito para estimular os investimentos privados, a redução dos impostos, juros e desoneração da folha de pagamento das empresas sem reduzir nenhum direito dos trabalhadores.
Ela também apontou outras medidas econômicas adotadas pelo governo dela, como o do controle da inflação, melhoria do câmbio e elevação das reservas para US$379 bilhões, “o que dá mais segurança para o Brasil diante da instabilidade da economia mundial”, assegurou.
E, para 2013, prometeu a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias, ampliar e duplicar 7,5 mil quilômetros de rodovias e expandir e dar mais eficiência aos portos brasileiros. “Estamos modernizando nossos grandes aeroportos, e vamos construir e expandir aeroportos regionais”, afirmou, lembrando que essas obras são importantes para a organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
De Brasília
Márcia Xavier