Jussara Cony e João Derly são diplomados vereadores

Foram diplomados, em 19/12, os vereadores eleitos pelo PCdoB Jussara Cony e João Derly, e que assumirão mandato parlamentar entre os anos de 2013 e 2016 na Câmara Municipal de Porto Alegre. Na ocasião, também foram diplomados os três primeiros suplentes da coligação Juntos por Porto Alegre (na ordem, Rodrigo Maroni, Ticiana Alvares e Prof. Tovi ).

jussara cony - Ramiro Furquim/Sul21

A cerimônia ocorreu no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, com a presença de autoridades municipais e regionais, representantes institucionais, líderes políticos e imprensa, além de familiares e simpatizantes dos eleitos. na ocasião também foi diplomado o prefeito eleito, José Fortunati, e o vice, Sebastião Melo.

Jussara, que retorna a Câmara Municipal 30 anos depois de seu primeiro mandato, recebeu o diploma sob o coro acalorado dos militantes presentes, que entoavam a frase “guerreira da pátria brasileira. “Receber o Diploma de Vereadora de Porto Alegre, 30 anos após o primeiro mandato, defraldando a bandeira de meu Partido, o PCdoB, é render homenagem aos militantes e dirigentes de todos os tempos dos 90 anos de sua história. Mas é, também, homenagear aos homens e mulheres de Porto Alegre que a fazem essa cidade de tanta história que me acolheu aos 12 anos e onde forjei minha vida!”, declarou a vereadora eleita. Em seu primeiro mandato, o ex-judoca João Derly afirmou nas redes sociais que “os desafios pela frente serão grandes, mas a vontade de fazer a diferença é maior ainda! Honrado, feliz e com uma grande responsabilidade!”

O legislativo municipal terá uma renovação de 47% das cadeiras no próximo ano. A diplomação é uma prévia da posse dos eleitos, marcada para 1º de janeiro de 2013. Os vereadores eleitos para o mandato 2013/2016 são os seguintes:

Pedro Ruas (PSOL), João Derly (PCdoB), Guilherme Socias Villela (PP), Márcio Bins Ely (PDT), Dr. Thiago Duarte (PDT), Kevin Krieger (PP), Mauro Zacher (PDT), Claudio Janta (PDT), Cássio Trogildo (PTB), João Bosco Vaz (PDT), Valter Nagelstein (PMDB), Dr. Goulart (PTB), Waldir Canal (PRB), Luciano Marcantônio (PDT), João Carlos Nedel (PP), Idenir Cecchim (PMDB), Bernardino Vendruscolo (PSD), Fernanda Melchionna (PSOL), Sofia Cavedon (PT), Elizandro Sabino (PTB), José Freitas (PRB), Delegado Cleiton (PDT), Mauro Pinheiro (PT), Any Ortiz (PPS), Marcelo Sgarbossa (PT), Jussara Cony (PCdoB), Paulo Brum (PTB), Engenheiro Comassetto (PT), Alberto Kopittke (PT), Tarciso Flecha Negra (PSD), Professor Garcia (PMDB), Lourdes Sprenger (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM), Airto Ferronato (PSB), Mario Manfro (PSDB) e Paulinho Motorista (PSB).

Sob investigação

Um dos momentos mais tensos da solenidade foi na diplomação do vereador eleito Cássio Trogildo (PTB). Muito vaiado, o ex-secretário de Obras Viárias de José Fortunati foi alvo de denúncia pelo Ministério Público do RS e ainda será julgado por compra de votos durante a campanha. Como o resultado da investigação do MP ainda não foi apreciado, o que pode levar até um ano, o vereador foi diplomado nesta quarta-feira (19).

Da redação local