Altamiro Borges: Gurgel, Barbosa e a prisão de Dirceu
O sítio do jornal O Globo acaba de noticiar que a prisão dos réus do chamado "mensalão" poderá ocorrer ainda antes do Natal.
Por Altamiro Borges*, em seu blog
Publicado 20/12/2012 11:32
"O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu nesta quarta-feira ao STF a prisão imediata dos condenados no processo do mensalão. A petição foi registrada no início da noite desta quarta-feira. Como as atividades do tribunal foram encerradas hoje para o recesso, a decisão deverá ser tomada pelo presidente da Corte e relator do processo, Joaquim Barbosa, sem consultar os demais ministros".
A manobra de Gurgel e Barbosa, as duas principais estrelas midiáticas do momento, é evidente. Eles sabem que teriam dificuldade para aprovar esta medida extrema no pleno do Supremo Tribunal Federal. Uma parte dos ministros já explicitou que a prisão dos 25 condenados só pode ocorrer após a análise dos recursos da defesa. Em toda sua turbulenta história, o STF jamais prendeu os réus antes do "trânsito em julgado" de uma ação. Gurgel aguardou o início do recesso no tribunal e entregou o presente para Barbosa, que agora poderá decidir de forma monocrática. Ambos serão endeusados pela direita midiática e partidária.
Segundo a assessoria do STF, a decisão sobre as prisões – entre elas, a do ex-ministro José Dirceu – deve ser tomada nesta sexta-feira. "A expectativa dos advogados dos réus é de que Joaquim mandará prender os condenados", informa o sítio de O Globo. Antes de receber a petição do procurador-geral, o presidente do STF já havia adiantado que poderia analisar o pedido de prisão nesta semana. "Se ele for curtinho, talvez", disse o vaidoso Joaquim Barbosa. Caso as prisões ocorram, está consumado o golpe na democracia!
* Altamiro Borges é jornalista, secretário de Questão da Mídia do PCdoB e presidente do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé
(texto redigido às 23:06 em 19/12/2012)