Segunda rodada de diálogo de paz colombiano está na reta final

Há um mês foi instalada em Havana, Cuba, a mesa de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia -Exército do Povo (Farc – EP) que está prestes a completar a segunda rodada, com foco no desenvolvimento agrário abrangente naquele país.

A questão da terra continua sendo a prioridade nas negociações, que na próxima sexta-feira (21) entram em recesso até 2013, com milhares de propostas nos conselhos regionais que se reuniram no país nos últimos meses e as que chegam desde o site https://www.mesadeconversaciones.com.co

Enquanto no Palácio de Convenções de Havana, sede das conversações, as partes continuam debatendo a portas fechadas, em Bogotá 1.200 pessoas, muitas delas lideranças sociais, concluem nesta quarta-feira (19) um fórum agrário, convocado após um acordo entre governo e guerrilha.

O comandante Iván Márquez, líder das Farc – EP, saudou na terça-feira (18) os participantes da reunião.

Nossa delegação, disse, levará em consideração e vai defender os pontos de vista que sejam de reflexão e de consenso do fórum, e insistirá em que o povo seja escutado diretamente através de suas organizações e porta-vozes em Havana.

Na opinião do líder insurgente, a estrutura latifundiária de posse da terra continua sendo a causa fundamental da miséria no campo e do confronto no pais sul-americano.

Nada mais importante que a opinião do povo e suas organizações sociais em torno do problema nodal dos conflitos de terra e territoriais, porque de sua solução depende o destino da Colômbia, disse.

Espera-se chegar a conclusões do fórum na capital cubana em 8 de janeiro, quando começara a terceira rodada sobre este ponto, essencial para o progresso dos outros quatro itens da agenda: participação política, o fim do conflito em todos os sentidos, drogas ilícitas e o tratamento das vítimas.

Cuba e Noruega participam como fiadores do processo, que pode resultar na assinatura de um acordo de paz entre o governo de Juan Manuel Santos e as Farc – EP.

Prensa Latina