Lula rebate insinuação feita na mídia: "Isso é mentira"

Ex-presidente Lula nega que Marcos Valério tenha pagado contas suas, como alegou o empresário ao Ministério Público Federal. Lula, que se negara a comentar o assunto ao longo de todo o dia, foi cercado por jornalistas na saída do Fórum do Progresso Social, coorganizado em Paris por seu instituto, e quebrou o silêncio em declaração sucinta.

Mais cedo, o ex-presidente aplaudiu discurso da presidenta Dilma Rousseff no fórum. A declaração foi curta, mas dá conta da posição do ex-presidente Lula sobre o caso.

Questionado por repórteres sobre o depoimento prestado por Marcos Valério à Procuradoria Geral da República, publicado nesta terça-feira (11) pelo O Estado de S. Paulo, Lula disse apenas: "Isso é mentira".

O ex-presidente havia evitado o assunto ao longo de toda esta terça-feira e, questionado se poderia responder pelo menos mais uma pergunta sobre o assunto, disparou: "Hoje, nem duas". Apesar da insistência dos jornalistas, Lula seguiu o passo cercado por seguranças.

De acordo com Valério, os recursos do esquema do “mensalão” teriam bancado despesas pessoais de Lula. Ainda segundo o suposto depoimento do empresário publicado pelo Estadão, o ex-presidente teria dado 'Ok' para os empréstimos falsos que abasteceram o esquema.

Os repórteres brasileiros não deixaram o ex-presidente em paz durante o dia, mas quem falou mesmo foi o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, que teria ameaçado Valério de morte. "Eu ameacei ele de morte? Por que eu vou ameaçar ele de morte?", questionou, em resposta a pergunta feita por um repórter de O Estado de S. Paulo. "Está nos autos que eu ameacei ele de morte? Duvido! Duvido que ele tenha dito isso!", completou.

Dilma: "É lamentável"

“Acho lamentável essas tentativas de desgastar a imagem de Lula”, disse a presidenta sobre o vazamento do depoimento em que Marcos Valério diz ao Ministério Público que transferiu dinheiro para pagar despesas do ex-presidente. "Repudio todas as tentativas de tentar destituir Lula de sua imensa carga de respeito pelo povo brasileiro", completou Dilma, que esteve hoje com o ex-presidente no Fórum pelo Progresso Social, organizado pelo Instituto Lula em Paris.

A presidenta viu nas supostas denúncias do empresário Marcos Valério, vazadas em reportagem de O Estado de S. Paulo nesta terça-feira, uma tentativa de destituir todo o mérito que o ex-presidente teve durante o governo.

“Acho lamentável essas tentativas de desgastar a imagem de Lula”, afirmou a presidente em entrevista a jornalistas, depois de encontro com o presidente da França, François Hollande.

"Repudio todas as tentativas de tentar destituir Lula de sua imensa carga de respeito pelo povo brasileiro", completou a presidente, acrescentando que Lula merece respeito, porque “desenvolveu o país” e pelo que fez no exterior, destacando sua atuação na África e na América Latina.

Durante sua visita a Paris, a presidente discursou no Fórum pelo Progresso Social: o Crescimento como Saída da Crise, organizado pelo Instituto Lula e pela Fundação Jean Jaurès.

No discurso, Dilma disse que "a responsabilidade fiscal é tão necessária quanto são imprescindíveis as medidas de estímulo ao crescimento". Segundo ela, "é muito importante a posição da França nesse momento no sentido de apresentar um caminho claro que combine os dois aspectos fundamentais".

Assista à íntegra do discurso abaixo:

Com informações do Portal Brasil 247