Especialistas debatem espetáculo midiático sobre Ação Penal 470

O julgamento de maior repercussão pública dos últimos tempos no Brasil desencadeou espetáculo midiático, clamor popular por condenações severas e um intenso jogo de interesses e disputas políticos. Nenhum desses fatores têm, ou deveriam ter, relação direta com a ação do judiciário, muito menos interferir nela. São acontecimentos e dimensões que devem ficar de fora do debate e das decisões da corte, da justiça.

No entanto, especialistas da área jurídica contestam algumas decisões e formas de condução do julgamento.

Discutir o que se apresentou nas linhas, nas entrelinhas e no entorno do trabalho do supremo tribunal federal na ação penal 470, é democratizar um debate amplo. É dar à sociedade a oportunidade de conhecer várias faces, fatos, versões e interpretações sobre o processo. É defender o princípio de um poder judiciário autônomo, independente e transparente.

E é exatamente esse debate que o Melhor e Mais Justo, programa da TVT, se propõe a fazer. Entre os especialistas que debateram o tema está Raimundo Rodrigues Pereira, jornalista da revista O Retrato do Brasil; Paulo Moreira Leite, jornalista da Revista Época e Pedro Estevam Serrano, jurista.

Fonte: Da redação, com agências