Cebrapaz marca presença no Fórum Palestina Livre
O Cebrapaz esteve presente no Fórum Social Mundial Palestina Livre, realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro em Porto Alegre, participando, intervindo e contribuindo de forma ativa.
Publicado 04/12/2012 10:11
Desde a concepção e a articulação do fórum, a entidade em defesa da paz e da solidariedade marcou presença. Durante o evento, fez-se representada por membros de sua executiva nacional e dos núcleos do PR, MG, BA, RJ, DF e SP. Cada núcleo organizou sua excursão e envolveu-se na programação, participando conjuntamente daquelas definidas como prioritárias. Vale destacar a iniciativa dos estados de MG e RJ, que prepararam camisetas para o evento, dando uma identidade visual à entidade.
Na passeata que percorreu o centro de Porto Alegre, no mesmo dia em que foi aprovado na ONU o status de observador para a Palestina, o Cebrapaz seguiu em bloco com suas faixas, pedindo o julgamento de Israel por crimes de guerras e se posicionando contra o genocídio na Palestina. Também aproveitou o ensejo do Fórum para distribuir o livreto com as resoluções da Assembleia do Conselho Mundial da Paz.
A presidenta da entidade, Socorro Gomes, esteve em duas mesas centrais do evento: “A paz no Oriente Médio e a criação do Estado da Palestina” e “Direito de retorno e autodeterminação". A primeira foi organizada junto com a Fepal, Fearab América, Ospaal e Movpaz de Cuba. Em ambas, foi destacada a importância da solidariedade aos povos que resistem ao imperialismo como algo fundamental para contribuir com um processo de paz abrangente.
O Cebrapaz também contribuiu com as resoluções do Fórum, e deste modo segue comprometido com a luta do povo palestino e de todos aqueles que anseiam pela paz e lutam contra as guerras imperialistas, o colonialismo e o apartheid racista.
Fonte: Cebrapaz