Você sabe como criar um centro acadêmico em sua universidade?
Recife receberá nesse início de 2013 um dos principais fóruns do movimento estudantil brasileiro, o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB). São esperados cerca de cinco mil estudantes representando Diretórios Acadêmicos (Das) e Centros Acadêmicos (CAs) de universidades de todo o país, em uma programação de conferências, debates, grupos de discussão e plenárias.
Publicado 03/12/2012 11:13
O 14º CONEB acontecerá entre os dias 18 e 21 de janeiro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O tema desta edição é “Reforma Universitária: do Manifesto de Córdoba aos nossos dias”.
Nesse sentido, é muito importante que todos os estudantes saibam a função de cada um desses órgãos. O Centro Acadêmico (CA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. Por exemplo, CA de Jornalismo, CA de história. Ele deve manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando discussões, debates, reuniões, festas e calouradas da maneira mais democrática e aberta possível, para que todos possam participar.
Dentre as funções básicas do CA está principalmente garantir o contato dos estudantes com os órgãos de representação geral, os chamados Diretório Central dos Estudantes (DCE) e também com a direção da universidade. Discutir soluções para os problemas do curso, como falta de professores e mudanças curriculares são importantes funções de um CA.
Um Diretório Acadêmico (DA) é praticamente a mesma coisa de um CA, exceto pelo fato de ele representar e congregar estudantes de mais de um curso de uma mesma área. Por exemplo, DA de comunicação, que agrega jornalismo, publicidade e audiovisual.
Vale lembrar que as universidades que não possuem um CA podem também participar do CONEB da UNE. Basta organizar uma comissão de 10 estudantes, enviar aprovação para a comissão eleitoral responsável pelo CONEB e esse grupo de alunos estará apto a atualizar a opinião e o posicionamento da UNE acerca do próximo período.
Como criar um CA e um DA?
Basta ter um grupo de estudantes interessados em construí-las. Os passos são simples:
1) Organize um encontro com quem tiver interessado em discutir a importância do CA/DA em sua universidade.
2) Nessa encontro vocês aprovarão um grupo de pessoas para formar a Comissão Pró-CA/DA. A comissão irá fazer uma proposta de Estatuto da entidade e marcará uma assembleia dos estudantes do curso para aprovar esse estatuto e conversar sobre outros assuntos do CA/DA. Essa será a assembleia de Fundação do CA/DA.
3 )Nessa Assembleia Geral, coordenada por estudantes do curso, será definido o nome do CA/DA, aprovado o estatuto e uma comissão eleitoral. Essa comissão definirá as regras para a eleição da primeira diretoria e indicará uma data para sua realização. É importante registrar em um documento assinado por todos os presentes o que foi discutido na assembleia.
4) Divulgue a data da eleição para que todos possam participar, seja formando chapas para disputar a diretoria da entidade ou simplesmente votando. Inscritas as chapas, tem que haver um prazo para que elas apresentem suas propostas para o CA/DA – é a campanha eleitoral para o Centro Acadêmico e o Diretório Acadêmico, uma fase de muito debate e troca de ideias. O dia ou dias da eleição têm que ser organizados de forma a permitir que o maior número possível de estudantes possam votar. Colocar as urnas em lugares estratégicos de grande circulação é uma coisa importante.
5) Realizada a eleição e apurados os votos, a comissão eleitoral faz a ata deve redigir um documento registrando o número de votantes e a votação de cada chapa, declarando o vencedor. É importante que esse resultado seja registrado em Cartório, junto com a ata de fundação do CA/DA, que foi feita na Assembleia Geral.
6) Pronto. O CA/DA do seu curso já está formado. Junte os membros e faça um plano de gestão para contemplar todos os problemas existentes. É importante participar dos fóruns de deliberação do movimento estudantil para se atualizar.
Não deixe de participar do 14º CONEB
As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 13 de janeiro de 2013, com preços promocionais para quem efetuar o pagamento antecipadamente. Uma vez inscrito, o participante terá direito a participar de todas as atividades do fórum. No valor estão contemplados o alojamento, alimentação e transporte interno.
Para fazer a inscrição individual, basta acessar o site: http://une.org.br/eventos/
Um e-mail automático será encaminhado ao participante e assim que houver a confirmação do banco sobre o pagamento, a inscrição será consolidada.
Fonte: Site da UNE