Liga Árabe discute processo de paz no Oriente Médio
A Liga Árabe, que é formada por 22 países, discute nesta sexta-feira (30), em Doha, no Catar, um plano de paz entre palestinos e israelenses. A discussão ocorre após a aprovação na Assembleia Geral das Nações Unidas da concessão do status de Estado observador para a Palestina. A reunião foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores do Catar, Hamad Bin Jassim Bin Jaber Al Thani.
Publicado 30/11/2012 10:04
Para o chanceler Al Thani, as negociações em curso devem ser substituídas por “uma alternativa mais forte". Mas ele não mencionou qual é essa alternativa. Segundo ele, o chamado Quarteto (Estados Unidos, Rússia, China e União Europeia) "falhou no seu papel de mediador no processo”.
Durante a reunião desta sexta-feira os chanceleres deverão discutir também sobre a possibilidade de os Estados Unidos suspenderem repasses para os palestinos como retaliação à aprovação da resolução da ONU. Autoridades norte-americanas sinalizaram que podem suspender os repasses e os árabes prometem recorrer ao Tribunal Penal Internacional, em Haia.
Na semana passada, israelenses e integrantes do Hamas, movimento de resistência islâmica que ocupa parte da Faixa de Gaza, entraram em confrontos com bombas e mísseis. Mais de 160 pessoas morreram em oito dias de embates.
Fonte: Agência Brasil