Protesto usa 960 tijolos para simbolizar mortes por violência

O gramado em frente ao Congresso Nacional foi coberto, ontem, por 960 tijolos, em uma manifestação contra a violência no Brasil. O protesto foi organizado pelo Movimento Rio da Paz, filiado ao Departamento de Informação Pública da Organização das Nações Unidas (ONU).


foto: Valter Campanato/ABr

De acordo com o presidente da Rio da Paz, Antônio Carlos Costa, a atual onda de homicídios em São Paulo foi a motivação para o ato público. Além disso, números alarmantes — meio milhão de assassinatos ocorridos no Brasil nos últimos 10 anos — também foram lembrados na manifestação.

“Os tijolos representaram os números arredondados de mortes violentas por semana no país. A quantidade real de homicídios, no entanto, é bem maior. Há milhares de desaparecidos”, disse Antônio.

Outra ação da Rio de Paz começou há cinco dias. A ONG está coletando assinaturas pela internet para apresentar ao governo uma petição com cinco reivindicações para combater a violência: reforma e valorização da polícia; condições dignas aos presos; estabelecimento de metas de redução de homicídio para todos os estados; transparência e rapidez nas estatísticas de mortes violentas; e adoção de políticas públicas para comunidades pobres.

Fonte: Correio Braziliense