Luiz Gonzaga será homenageado no Senado Federal
Em homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o Senado Federal, por iniciativa do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), realizará dois eventos, nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro.
Publicado 28/11/2012 10:21 | Editado 04/03/2020 16:28
A partir das 10h, no Salão Negro, a Orquestra Sinfônica de Teresina e João Claudio Moreno apresentam a Cantata Gonzaguiana, unindo sinfonicamente o popular e o erudito. Em seguida, no Plenário, o sanfoneiro Waldonys e Chambinho do Acordeon, intérprete do mestre no Cinema, participam da homenagem à Gonzagão em uma Sessão Especial.
A Cantata Gonzaguiana uniu dois grandes nomes da arte piauiense: o multiartista João Cláudio Moreno e a Orquestra Sinfônica de Teresina, capitaneada pelo maestro Aurélio, e mostrou uma grande comunhão entre o popular e o erudito. O público pode conferir nesta Cantata, a beleza dos arranjos do Maestro Aurélio Melo sob a obra incomparável de Luiz Gonzaga são apresentadas com humor, verdade e amor. Um concerto clássico mesclado de elementos nordestinos. O erudito e o popular em processo de fusão. O xote aproximando-se do barroco, o baião flertando com a música renascentista, xaxado e maracatu mudando a roupagem. Somando ao evento está João Cláudio que, como um solista erudito, protagoniza as melodias que ilustram nosso cotidiano e a riqueza musical do nordeste. O resultado é uma mistura de sons , composta de influências de diferentes matrizes culturais e sonoras, mas sem nunca abandonar o vínculo com as raízes nordestinas.
Waldonys começou a tocar com apenas 11 anos, aos 14 teve seu talento reconhecido por Dominguinhos e gravou o CD "Choro Chorado". Aos 15 anos, Waldonys gravou com Luiz Gonzaga o disco "Fruta Madura", onde foi carinhosamente chamado de "Garoto Atrevido". Atualmente o talentoso artista tem o aplauso da crítica e, como no dizer de Luiz Gonzaga continua atrevido. Já gravou oito discos próprios e consolidou seu nome junto a importantes cantores e compositores da MBP. Lançou em 1992 seu primeiro disco intitulado "Viva Gonzagão". Na seqüência, "Veleiros", "Quem não Dança, Dança", "Coração da Sanfona", "Waldonys Canta e toca sucessos nordestinos". E mais: "Aprendi com o Rei 1 e 2", "Anjo Querubim" e "Eterno Aprendiz", seu último lançamento. Depois de muitos shows, incluindo uma temporada de seis meses nos Estados Unidos, fez platéias na Europa, Estados Unidos e Cuba o aplaudirem de pé, após apresentações marcadas pela multiplicidade de seu repertório, abrangendo músicas clássicas e populares.
Nivaldo Expedito de Carvalho, o Chambinho do Acordeon, já tocou em várias bandas e foi ganhador de um Grammy Latino. Hoje, em carreira solo, tem em seu repertório músicas autênticas do Nordeste como o baião, xote, xaxado, côco e arrastapé. Músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Zé Ramalho, Trio Nordestino estão sempre em suas apresentações. Representou Luiz Gonzaga no cinema após vencer 5 mil candidatos. Protagonista do Filme, Chambinho estudou a fundo a vida e a musica do Rei do Baião e aperfeiçoou um pouco mais seu jeito nordestino de puxar o seu fole e cantar o seu Forró.
O evento é gratuito e aberto ao público.
Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)