Campanha Brasil Orgânico e Sustentável será lançada nesta quarta
Será lançada nesta quarta-feira (21) a campanha Brasil Orgânico e Sustentável, com o objetivo de ampliar a produção e o consumo consciente de produtos com os selos de orgânicos, da agricultura familiar, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica.
Publicado 21/11/2012 10:23
O lançamento será na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, durante a abertura da Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural e Contemporâneo.
A campanha, apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pretende levar esses produtos às cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 e integra o Projeto Brasil Orgânico e Sustentável, coordenado pelo MDA. A ideia é fazer com que alimentos, bebidas, cosméticos e artesanatos sejam vendidos em hotéis, pousadas, bares, restaurantes, supermercados e outros espaços comerciais localizados nas cidades brasileiras que receberão os jogos.
Em setembro de 2012, a campanha ganhou entidade gestora: a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos), formada por agricultores familiares, setor empresarial e sociedade civil. O diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do MDA, Arnoldo de Campos, explica que a campanha vai integrar a estratégia de comunicação do governo federal para a Copa de 2014 .
Campanha
Inicialmente criada com o nome Copa Orgânica e Sustentável, a campanha surgiu com o objetivo de potencializar o conceito de consumo consciente. Ela é voltada para garantir oportunidades de negócios e promover a inserção de produtos orgânicos e sustentáveis da agricultura familiar no mercado turístico durante o Mundial de 2014. Ao longo do ano de 2012, as cidades estão se organizando para reunir informações referentes às potencialidades da oferta em cada estado, sobre cooperativas e produtos que poderão ser oferecidos para hotéis, bares e restaurantes durante o evento.
Estima-se que a campanha possa beneficiar cerca de 400 mil famílias de agricultores familiares, povos tradicionais, extrativistas, ribeirinhos e quilombolas. A campanha pretende trazer para o Brasil um legado de consumo mais consciente, práticas sustentáveis na produção agropecuária e no meio ambiente, além da consolidação da oferta de produtos sustentáveis.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário