João Ananias cobra melhorias para saúde da mulher e da criança
O deputado João Ananias (PCdoB-CE) cobrou do governo federal medidas para melhorar a saúde da mulher e da criança, como mais qualidade na atenção à maternidade na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e financiamento compatível com as demandas do setor. De acordo com o deputado, o subfinanciamento da saúde atinge os três níveis de Poder: federal, estadual e municipal. “Enquanto morrer uma mulher em consequência da gestação não podemos nos resignar”, afirmou.
Publicado 19/11/2012 11:15
Ele relatou sua participação em evento realizado em outubro na Guatemala pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o fortalecimento da informação e da responsabilidade em saúde da mulher e da criança nos países que compõem a Comissão da Região das Américas (Brasil, México, Bolívia, Peru, Guatemala e Haiti).
O parlamentar observou que, da mortalidade materna nas Américas, 95% poderiam ser evitadas. Entre elas, a provocada pela hipertensão, que mata 26% das mulheres grávidas, e a hemorragia, responsável por 21% das mortes. Ananias ressaltou ainda que a OMS demonstrou que de 15% a 21% das grávidas sofrem violência de seus companheiros.
“Precisamos somar com a Organização Mundial da Saúde para reduzir a mortalidade materna no Brasil”, disse o deputado, que reconheceu, no entanto, avanços que já foram feitos no País nesse sentido.
Da Redação em Brasília
Com Ass. Dep. João Ananias