Deputados vão debater relações entre Brasil e União Europeia
As relações comerciais, culturais, educacionais, tecnológicas e políticas entre Brasil e União Europeia serão discutidas durante o 3º Ciclo de Debates – Diálogos Brasil no Mundo: Brasil e União Europeia, nesta terça-feira (20), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento destina-se, também, a tratar das diretrizes das relações birregionais entre os blocos Mercosul – União Europeia.
Publicado 19/11/2012 11:12
Segundo a presidenta da Comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), a provável incorporação de novos integrantes de países do Leste Europeu ao bloco europeu e o fortalecimento do Mercosul, com a recente entrada da Venezuela e a perspectiva de ingresso do Chile e da Bolívia, intensificam a importância de se promover o debate.
“O Mercosul vem mantendo, nesses últimos anos, uma agenda particularmente intensa de contatos e negociações comerciais com a União Europeia, e o Parlamento deve participar e acompanhar a evolução dessas relações e desses acordos”, afirmou a parlamentar.
Parlamentares, embaixadores, representantes do Ministério das Relações Exteriores, de países europeus e de organismos internacionais irão discutir os desafios e desdobramentos do Termo de Parceria Estratégica, firmado em 2007 entre os dois países.
Para avaliar os principais aspectos ligados às relações Brasil-União Europeia e debater sobre as relações birregionais Mercosul – União Europeia, foram convidados Carlos Eduardo Vidigal, professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Católica; embaixadora Ana Paula Zacarias, chefe da Delegação da União Europeia no Brasil; Felix Dane, representante da Fundação Konrad Adnauer no Brasil e um representante do Ministério das Relações Exteriores
Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida