"Venezuela no CDH da ONU é uma derrota para os EUA", diz deputado
O ingresso da Venezuela no Conselho de Direitos Humanos das Nações unidas constitui uma derrota contundente para os Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (14) o deputado do Parlamento Latino-americano (Parlatino), Angel Rodríguez.
Publicado 14/11/2012 15:18

“Com esta decisão, Washington fracassou em seu esforço para convencer a comunidade internacional de que o presidente Hugo Chávez lidera um território que não respeita as leis e os cidadãos”, disse.
Leia também:
Venezuela, Argentina e Brasil são novos membros do CDH da ONU
Ele também questionou o papel de grupos como Human Rights Fundation, UN Watch, Espacio Público e Venezuela Awareness, que usam como bandeira a suposta defesa desinteressada da sociedade civil para desestabilizar as nações que não se alinham com a agenda neocolonial norte-americana.
“Estas são várias das ferramentas incluídas em uma estratégia que emprega a diplomacia, transferência de valores culturais e a projeção do poder político e econômico imperial, para persuadir os povos e suas autoridades de que a hegemonia estadunidense tem legitimidade”, indicou.
Rodríguez asseverou que no caso da América Latina, os Estados Unidos buscam neutralizar a crescente presença de governos de esquerda no hemisfério e o potencial regional de diversos programas integracionistas.
Também tenta avivar contradições ideológicas, para contrariar o avanço destes projetos regionais, a fim de fomentar a dependência comercial e financeira do norte.
Fonte: Prensa Latina