Congresso comemora Proclamação da República com teatro vivo
Em homenagem à Proclamação da República, o Senado promove, dos dias 15 a 18 de novembro, a segunda edição do Projeto Visite Encena. O evento consiste em visitas guiadas, nos principais espaços do Palácio do Congresso Nacional, por atores caracterizados como personagens históricos contando fatos relevantes sobre a história da República no Brasil e a atuação do Congresso Nacional no processo de criação e consolidação republicana, enquanto acompanham os visitantes.
Publicado 14/11/2012 10:26

Nas seis apresentações diárias, os artistas do grupo brasiliense de teatro “Caixa Cênica” vão proporcionar ao público uma experiência lúdica, educativa e interativa, de acordo com o conceito de “história viva”.
A intenção da equipe é Ilustrar para o visitante do Congresso Nacional alguns episódios e personagens históricos de significado para a configuração da República no Brasil e atrair a atenção de visitantes e da mídia para o Programa Visite o Congresso.
Em abril e maio de 2010, por ocasião do cinquentenário de Brasília, o Senado, em parceria com a Câmara dos Deputados, realizou o projeto “Visite Encena – História Viva no Congresso Nacional”. Atores caracterizados como personagens históricas interagiam com o público visitante.
O projeto foi sucesso de público e gerou repercussão positiva na mídia. Ganhou, ainda em 2010, o Prêmio Opinião Pública, concedido pelo Conselho de Relações Públicas aos melhores projetos de Relações Públicas do País. Muitos visitantes sugeriram que o projeto se repetisse, pelo caráter didático e lúdico proporcionado pela experiência das visitas dramatizadas.
Estarão presentes os seguintes personagens históricos: Tiradentes, precursor dos ideais republicanos; Aristides Lobo, senador do século XIX, defensor da República e do Abolicionismo durante o Império e Itamar Franco, presidente da República que promulgou a lei que regulamentou plebiscito para escolha entre o regime republicano e o monarquista.
Serviço:
Não é necessário agendamento prévio. Serão distribuídas senhas no Salão Negro, nos dias das apresentações para as visitas que ocorrerão das 9h30 às 16h30. A entrada é gratuita.
Fonte: Agência Senado