Investir em educação é fomentar o desenvolvimento, diz dirigente
"O país vive um processo de desindustrialização e que precisa retomar o processo de reindustrialização nacional, o fortalecimento e fomento de uma nova indústria, novas tecnologias", foi o que afirmou Gilson Reis, presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas), ao falar da importância de se investir em formação para garantir o desenvolvimento à Rádio Vermelho.
Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo
Publicado 07/11/2012 14:17
Segundo ele, "é preciso repensar o papel da ciência hoje, de forma a dar condições a modernização do parque industrial do país, dando conta dessa nova indústria do século XXI. E todo esse processo passa, necessariamente, pela educação, por maior investimento nesse setor. Seja a educação de nível superior, seja a de nível médio e técnico".
Para o dirigente, o Estado brasileiro deve tomar consciência da necessidade desse investimento, de forma que os entes sociais possam, assim, desenvolver a educação nessa perspectiva.
"Penso que estamos avançando e que medidas já estão sendo pensadas nesse sentido, mas, mesmo com estas medidas positivas é preciso muito mais, e penso que o grande desafio é a ampliação dos investimentos para a educação. Porque além de reestruturar este setor, essa medida colocará a educação em um novo patamar, pois significa ampliar o número de professores, abrir mais instituições, incentivar a especialização dos profissionais, enfim dar condições para o Brasil realizar um novo salto no que se refere ao seu desenvolvimento", explica Gilson Reis.
Acompanhe a íntegra da entrevista: