Desigualdade é o maior desafio para desenvolvimento da China
A maioria dos chineses acredita que a desigualdade de renda irá atrapalhar o desenvolvimento da China na próxima década, de acordo com uma pesquisa online divulgada nesta terça-feira (6).
Publicado 06/11/2012 14:59
Mais de 11.300 internautas em todo o país foram entrevistados pelo jornal China Youth Daily na semana passada. Entre eles, 17,7% nasceram após 1990, enquanto 47,9% nasceram nos anos 1980 e 24,4% nos anos 1970.
Mais de 75% dos entrevistados disseram que a desigualdade de riqueza será o maior problema para o desenvolvimento chinês nos próximos 10 anos, seguido pelo abuso do poder (59,4%), grupos de interesses arraigados (52,8%), degradação ecológica e ambiental (52,6%) e violações aos direitos de grupos em condições inferiores (50,3%).
Menos de um terço dos entrevistados disse que o crescimento econômico desacelerado afetará a China, enquanto um número ainda menor escolheu um ambiente internacional pior e a perda de dividendos demográficos.
Apelos por reforma vêm aumentando entre o público. A pesquisa indicou que 72,7% dos entrevistados esperam uma nova rodada de reformas na próxima década.
Segundo a pesquisa, 66% dos entrevistados destacaram a distribuição de renda como a maior prioridade da reforma, enquanto reformas relacionadas com o combate à corrupção e o estímulo da economia ficaram ligeiramente abaixo.
O tratamento médico, a educação e a segurança alimentar também foram mencionados pelos entrevistados como áreas que necessitam de melhorias.
Fonte: Rádio Internacional da China