UPA 24h no Autran Nunes tem maior número de atendimentos
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) construída pelo governo do Estado com apoio do Ministério da Saúde no Autran Nunes, em Fortaleza, é a que registra maior número de atendimentos. Apesar de ser a segunda unidade inaugurada, no dia 19 de abril deste ano, quase um mês após a primeira, localizada na UPA na Praia do Futuro, já realizou 78.482 atendimentos até à tarde da última segunda-feira, 22.
Publicado 24/10/2012 11:17 | Editado 04/03/2020 16:29
A UPA na Praia do Futuro em exatos sete meses de funcionamento fez 58.020 atendimentos. Foi inaugurada e aberta à população na noite do dia 22 de março.
Para a coordenadora de enfermagem da UPA 24 horas do Autran Nunes, Adriana Bessa Fernandes, a explicação para a liderança no número de atendimentos é simples: “Não foi à toa que a UPA foi construída aqui, na Avenida Senador Fernandes Távora, onde funcionava o antigo canil, numa área de fácil acesso para os moradores dos mais diferentes bairros da Regional III que antes não tinham assistência em casos de urgência e emergência e encontram na unidade atendimento de qualidade”. A maioria dos pacientes vem do bairro Genibaú, com 13,52% do total de atendimentos. Em seguida, o bairro Henrique Jorge, com 13%. Em terceiro lugar, o Autran Nunes, que responde por 10,95%. O Conjunto Ceará aparece em quatro lugar, com 6,27% dos pacientes atendidos na UPA 24 horas do Autran Nunes. O bairro Antônio Bezerra fica em quinto lugar, com 5,88% dos pacientes.
Outra explicação para a liderança de atendimento da UPA no Autran Nunes, segundo Adriana Bessa Fernandes, está na procura de pacientes que vem de bairros de outras regionais. Dados atualizados mostram que 3,54% dos pacientes acolhidos em seis de funcionamento da UPA do Autran Nunes vieram do bairro Granja Portugal, da Regional V. Do Bom Jardim, bairro também da Regional V, são 3,30%. “Recebemos pacientes de bairros bem distantes, como da Barra do Ceará, da Regional I. e do bairro de Fátima, da Regional IV. Já atendemos moradores de pelo menos 80 bairros da capital” observa.
Mais de 230 mil atendimentos
Outras duas UPAs 24 horas, além das localizadas no Autran Nunes e Praia do Futuro, foram construídas em Fortaleza pelo governo do Estado com apoio do Ministério da Saúde. Ficam em Messejana, Rua Miguel Gurgel, s/n, próximo ao Centro das Tapioqueiras, e no Canindezinho, na Rua 15, esquina com a Rua José Dantas Pereira. No Canindezinho, que foi entregue à população no dia 27 de junho deste ano, foram atendidas até agora 36.189. Já em Messejana, 59.912 atendimentos feitos na UPA do dia 10 de maio para cá. Juntas, as quatro UPAs 24 horas atenderam na capital 232.603 pessoas.
Fonte: Sesa