Plenária de Pelegrino e Olívia reúne milhares de militantes
Na noite desta quarta-feira (17/10), milhares de pessoas estiveram reunidas no Fiesta Hotel, em Salvador, durante a realização do Grande Encontro da Reta Final em apoio a candidatura de Nelson Pelegrino e Olívia Santana a prefeitura de Salvador. O encontro, organizado pelos partidos da coligação Todos juntos por Salvador, foi marcado pela forte presença da militância.
Publicado 18/10/2012 09:49 | Editado 04/03/2020 16:17
Carregado pelos militantes, o candidato Nelson Pelegrino (PT) disse que no próximo dia 28 será realizada a grande festa da democracia na capital baiana. “Em 1994, 1998, 2002 e 2006, Lula ganhou nos dois turnos em Salvador. Wagner, da mesma forma. Salvador sabe o que é democracia.”
“Nosso adversário tem métodos condenáveis e sujos. Nós não precisamos disso, temos propostas reais. Olívia e eu vamos ganhar essa eleição, pois somos comprometidos com Salvador. Nosso adversário não tem história. Alguém já ouviu falar da presença dele em movimento de trabalhadores? Em lutas por melhorias nos bairros?”, declarou Pelegrino.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que participou de diversas atividades de campanha pelo Brasil e que “esse ato é o maior de todos. Isso não é uma plenária. É um comício em local fechado.” De acordo com ele, todas as atenções do PT estão direcionadas para o segundo turno em Salvador.
“Vamos dar uma lição em um menino ousado que disse que daria uma surra no presidente Lula. Vamos dar uma surra nele é nas urnas, no dia 28 de outubro”, declarou Rui Falcão.
Bastante emocionada, a candidata a vice, Olívia Santana (PCdoB), afirmou que o ato reuniu muitos funcionários públicos estaduais e municipais, fato de grande importância para a candidatura de Pelegrino. “Sou do PCdoB, sou militante com muito orgulho do movimento negro e de mulheres. Como nossa cidade, nós temos história, não tem nada forjado aqui.”
Sobre o adversário no segundo turno, Olívia disse que é importante relembrar o que foi o carlismo no trato com o funcionalismo público e com os movimentos sociais. Além disso, Olívia falou sobre a atual gestão de Salvador. “Estamos vendo um governo que jogou nossa cidade no buraco. Não podemos delegar o governo de Salvador para quem não tem capacidade.”
Um dos coordenadores da campanha de Pelegrino e Olívia, o senador Walter Pinheiro forneceu orientação aos presentes de como proceder durante a campanha política no segundo turno e agradeceu o apoio da militância. “Essa é a militância que compõe o conjunto dos partidos envolvidos, que conseguiu fazer com que nossos projetos cheguem aos bairros. Graças a vocês, Pelegrino chegou ao segundo turno com 40% dos votos.”
A plenária contou com a presença do vice-presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, do deputado estadual Álvaro Gomes e da vereadora Aladilce Souza, ambos do PCdoB, além de deputados federais e estaduais, vereadores, presidentes de partidos, secretários estaduais, prefeitos, militantes, sindicalistas e representantes de movimentos sociais.
De Salvador,
Ana Emília Ribeiro