Geraldo e Luciano ampliam liderança e intensificam campanha

“É carga nesta reta final!”. A declaração de Geraldo Julio (PSB) resumiu bem o domingo (30) de muitos compromissos do candidato à Prefeitura do Recife, a exatamente uma semana da eleição. Disposto, o postulante participou de agendas no Centro, no Alto José Bonifácio e na Praia de Boa Viagem, ao lado do vice, Luciano Siqueira (PCdoB). Uma pesquisa divulgada no domingo mostra uma ampliação da vantagem do candidato, que pode vencer no primeiro turno. 

geraldo e luciano

Apesar de liderar com certa folga todas as pesquisas de intenção de voto, Geraldo destacou que a última semana de campanha será de muito contato direto com a população. “O nosso povo está animado nas ruas, tomando conta da cidade. A campanha continua crescendo e estamos cada vez mais confiantes na vitória. O povo está certo de que vamos mudar a cidade”, finalizou.

Geraldo pulou cedo da cama e, às 6h30, já estava no Marco Zero para a concentração da 3ª Maratona Internacional da Maurício de Nassau. Antes da largada, os maratonistas fizeram questão de cumprimentar, tirar fotos e transmitir ao socialista força nesta fase final da corrida pela PCR.

De lá, o prefeiturável seguiu para o Alto José Bonifácio, na Zona Norte do Recife, onde o candidato a vereador Almir Fernando (PCdoB) preparava uma grande carreata. A recepção a Geraldo foi tão calorosa que ele decidiu fazer uma caminhada pelas imediações do bairro.

No corpo a corpo de quase uma hora com os moradores, o que mais o socialista ouviu foram declarações de confiança nas suas propostas de governo. “Acompanho o guia da televisão e os debates também. O que vejo é que só você passa a segurança de quem quer fazer mudanças para a população e, principalmente, para os mais pobres”, acredita Maria do Carmo Silva, 45 anos, que trabalha com serviços gerais.

O mesmo carinho Geraldo pôde sentir na praia Boa Viagem ao encontrar-se com a militância. O candidato deu o ‘gás’ que faltava ao grupo de quase 200 jovens para que eles colorissem de amarelo o trecho entre o Parque Dona Lindu até a Padaria Boa Viagem.

“Geraldo, eu nem preciso mais votar, mas sairei de casa para votar em você porque o Recife não é quintal de São Paulo”, comentou o aposentado Marinaldo Santos, 74, que caminhava na orla no momento da gravação.

Pesquisa

Uma nova pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) em parceria com o Jornal do Commercio, foi publicada neste domingo (30). O candidato a prefeito do Recife na chapa PSB-PCdoB, Geraldo Julio, manteve sua liderança em aparece com 42% das citações e, considerando apenas os votos válidos, tem 50% das intenções, estando bem perto de ganhar o pleito logo no primeiro turno. Os números são do levantamento estimulado, ou seja, quando são citados os nomes dos postulantes.

Em segundo lugar, distante 20 pontos percentuais de Geraldo, está Daniel Coelho (PSDB), que se consolidou na vice-liderança, com 22%. Em seguida parace Humberto Costa (PT), com 16%, e Mendonça, com 3%. Os outros candidatos, Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB), somam 1%. Declararam voto em branco ou nulo 8% dos entrevistados e 7% não souberam ou não responderam. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A sondagem foi realizada entre os dias 27 e 28 deste mês com 1.079 pessoas e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com o número 00173/2012.

Na comparação com o levantamento anterior, publicado nessa quarta-feira (26), Humberto foi o que mais oscilou, mas ainda dentro da margem de erro. O petista caiu de 19% para 16%. Mendonça também registrou queda, de um ponto. Daniel subiu de 21% para 22% e Geraldo, de 40% para 42%.

Na pesquisa espontânea, quando não são mencionados os nomes dos candidatos, Geraldo também lidera com folga. Ele aparece com 41% contra 21% de Daniel, 15% de Humberto e 3% de Mendonça. Novamente os demais postulantes somaram 1%. Responderam voto em branco ou nulo 7% e não souberam ou não responderam 13%.

Confira abaixo o programa de governo de Geraldo e Luciano:

https://docs.google.com/file/d/0B3mwtgIfRflhZDA1Zzc4M1pjTXM/edit?pli=1