Celac rechaça participação do Paraguai em reunião na ONU
Os países participantes da reunião extraordinária da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) efetuada no último fim de semana em Nova York, rechaçaram a presença de uma delegação paraguaia durante o encontro, abandonando a sala e suspendendo o encontro.
Publicado 01/10/2012 15:49
O jornal paraguaio Ultima Hora informou que o incidente aconteceu com a tentativa, dos representantes do Executivo liderados por Federico Franco, formar parte das deliberações da Celac, no marco da sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os delegados dos países presentes, como um gesto de seu mal-estar pela presença dos representantes de um governo não reconhecido, saíram da sala, onde aconteceria o encontro.
A reunião foi suspensa por falta de quórum, evidenciando-se assim o isolamento internacional do atual governo paraguaio.
Na última sexta-feira (28) o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo denunciou Federico Franco de enganar a Assembleia Geral da ONU ao tentar responsabilizar aos países vizinhos pelo isolamento do país sul-americano, após sua destituição.
A Celac é um bloco regional de países latino-americanos e caribenhos fundado em 2010 e conformado por 33 nações do continente americano, todas com exceção do Canadá e dos Estados Unidos.
As autoridades surgidas após a destituição de Fernando Lugo foram suspensas de participar de reuniões do Mercado Comum do Sul (mercosul) e da União das Nações Sul-americanas (Unasul) e condenadas pela direção do Parlamento Latino-americano, acusadas de realizar um golpe de Estado
Fonte: TeleSUR