Empresa russa inicia extração de petróleo na Venezuela
A petroleira russa Rosneft começa amanhã a extração de petróleo na Faixa Petrolífera do Orinoco (FPO), na Venezuela, confirmou hoje o presidente da empresa estatal russa, Igor Sechín. É considerada a maior fonte de hidro carbonos líquidos do mundo.
Publicado 27/09/2012 17:19
Sechin, que até há pouco ocupava o cargo de vice primeiro ministro do governo russo, fez essas declarações depois de participar nesta quarta-feira (26) em um ato sobre o programa de moradias do governo venezuelano.
Sechín visita nesta quinta-feira (27) o bloco Junín da FPO para participar do início da extração do petróleo. A operação resulta de acordos assinados pelos dois países em 2011; a Rússia prevê investir uns 20 bilhões de dólares no desenvolvimento do bloco Junín 6 durante os próximos 40 anos, enquanto no Carabobo -também incluído nos acordos bilaterais- o investimento ficará entre 16 e 20 bilhões de dólares em igual período, disse o presidente de Rosneft.
A FPO ocupa uma área de 55.314 quilômetros quadrados situada a partir da parte norte do rio Orinoco, nos estados de Guárico, Anzoátegui, Monagas e Delta Amacuro, e é considerada a maior acumulação do mundo de petróleo pesado e extrapesado.
Para sua exploração a Faixa tem sido dividida em quatro blocos: Ayacucho, Boyacá, Carabobo e Junín e só neste último as reservas provadas de petróleo são de 52,6 bilhões de barris.
Com informações da Prensa Latina