Governo lança pacto pela redução de acidentes no trânsito
A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (21), ao lançar campanha permanente pela redução de acidentes de trânsito, que promover a paz nas estradas brasileiras é um compromisso do governo. Vestindo uma camisa com o rosto de Rafael Mascarenhas, filho mais novo da atriz Cissa Guimarães, que morreu atropelado há dois anos, Dilma homenageou todas as mães que perderam filhos no trânsito.
Publicado 21/09/2012 17:06
“Eu queria iniciar cumprimentando a Cissa Guimarães. Eu estou aqui com a camisa do Rafael porque eu quero iniciar homenageando todas as mães, todos os pais, todos os parentes que sofreram perdas como a da Cissa. São perdas irreparáveis (…) Juntos podemos fazer do trânsito uma oportunidade de exercitar nossa solidariedade e nossa prudência. Nossa cidadania e nosso respeito a esse bem que todos nós sabemos que é o mais precioso de todos, que é a vida”, afirmou.
Também presente à cerimônia,. o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que a meta do governo ao lançar a campanha é reduzir pela metade o número de mortes por acidentes de trânsito no Brasil até 2020. Em 2010, 42.844 pessoas morreram nas estradas e ruas do país.
“Derrubar à metade o número de mortes significa salvar a vida de 21 mil pessoas a cada doze meses. Não podemos desperdiçar nosso futuro, desperdiçar tantas vidas. Nossas estradas não podem ser ralos por onde escoa a vida (…) Eu tenho certeza que [com a campanha] vamos alcançar os resultados”, disse o ministro.
Dor
A atriz Cissa Guimarães pediu penas mais severas para quem descumpre as leis de trânsito e disse esperar que a campanha lançada pelo governo promova uma mudança de comportamento na sociedade.
"Precisamos fazer um pacto para acabar com a sensação de impunidade. Que os agentes públicos se sintam comovidos com a dor das famílias quer perderam seus entes, que se aliem em adequar as punições a quem não respeita a vida. Eu tô com uma esperança enorme, to sentindo que a gente vai mudar, vai ser uma quebra de paradigma, de comportamento e eu tô compactuando total com isso", declarou a atriz.
"Há pouco escutei uma frase muito bonita para a Ciça: a sua dor é a nossa dor. Eu quero até que você que falou a frase se levantasse. Essa frase sitetisa o espírito desse pacto. Só é possível fazxer esse pacto quando a sua dor é a nossa dor", declarou Dilma, pedindo palmas para a moça que falou a frase, que se levantou na plateia.
O ex-piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi afirmou que a estatística de acidentes de trânsito no Brasil é assustadora e por isso o lançamento da campanha representa um dia histórico. Segundo ele, a campanha vai deixar um legado para as próximas gerações.
Ouça trechos dos discursos da presidenta Dilma e de Ciça Guimarães:
Fonte: Blog do Planalto