Barbosa condena 12 réus por ‘venda de apoio político’
O relator da Ação Penal 470, ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu nesta quinta-feira (20) a primeira parte de seu voto sobre “esquema de compra de apoio parlamentar entre 2003 e 2004”, no julgamento da Ação Penal 470. Em relação aos partidos da base aliada – PP, PL (atual PR), PTB e PMDB –, Barbosa condenou 12 réus e absolveu apenas um.
Publicado 21/09/2012 04:53
O único réu considerado inocente pelo relator até agora, neste capítulo, é o ex-assessor do PL Antônio Lamas. Barbosa seguiu o mesmo argumento da acusação formulada pelo Ministério Público Federal (MPF) nas alegações finais, concluindo que Lamas não sabia que participava de esquema ao fazer uma operação de saque em espécie para a legenda.
O voto oficial de Barbosa só pôde ser computado na tarde da quinta-feira, depois de duas sessões e meia de fala ininterrupta do relator, quando houve uma grande proclamação sobre os réus desta etapa. O voto de Barbosa sobre os crimes de corrupção ativa só será conhecido em um segundo momento, quando os demais ministros terminarem a análise do que já foi apresentado até agora.
Com Agência Brasil