Perpétua apresenta pedido de criação da CPI da aviação civil

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, protocolou nesta quarta-feira (19), na presidência da Casa, o pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar práticas abusivas das empresas de aviação civil no Brasil.

Perpétua apresenta pedido de criação da CPI da aviação civil - Richard Silva

Perpétua Almeida disse que conta com a pressão dos deputados e da sociedade civil para agilizar e garantir a instalação da investigação nos serviços aéreos. “Vou envolver a sociedade civil brasileira e os deputados da Câmara numa campanha para pressionar a instalação da CPI. As companhias têm demonstrado descaso e total desrespeito aos usuários”.

Leia também: Deputada diz que tem apoio para abrir CPI das companhias aéreas


De acordo com a deputada, os altos preços cobrados pelas passagens áreas, os frequentes atrasos e cancelamentos nos voos, a alta carga horária submetida aos funcionários, o extravio e furto de bagagens e a falta de assistência aos passageiros são os principais problemas que motivaram o pedido de criação de CPI.

Cabe agora ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), avaliar se o requerimento cumpre as determinações para a criação da CPI e, posteriormente, determinar a instalação do processo de investigação. No total, 203 deputados assinaram o requerimento, 42 assinaturas a mais que o necessário.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida