Candidata no Maranhão desrespeita acampamento do MST
As famílias do Acampamento Resistência, organizado pelo MST em Bom Jesus das Selvas, interior do Maranhão, vêm sofrendo provocações de uma das coligações da candidata a prefeita da cidade, Cristiane Damião (PTdoB), que insiste em fazer campanha dentro do acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Publicado 19/09/2012 16:04
A Candidata é filha do Fazendeiro José Osvaldo que se diz dono da Fazenda Rio dos Sonhos, onde se encontra o acampamento desde janeiro. Documentos do Programa Terra Legal, que regulariza propriedade de terras na Amazônia, aponta que a área foi apropriada indevidamente pelo dito proprietário. Desde fevereiro há uma situação de conflito na fazenda.
Para a coordenação do MST na região, não haveria problema o acampamento receber as três coligações que disputam a prefeitura de Bom Jesus das Selvas. Mas o problema é que Cristiane Damião é uma das partes na disputa daquela terra.
Diante da situação, os acampados decidiram que não seria permitida a entrada de carros de som, realização de comício e palanque no acampamento, muito menos a entrada dos candidatos a prefeitos.
Todas as coligações foram notificadas e apenas a da candidata Cristiane Damião insiste em entrar de qualquer maneira no acampamento. As outras duas coligações, que tem Maria Lira (PT) e Sabry Azar (DEM) como candidatos, têm respeitado a situação dos acampados.
A insistência de Cristiane Damião deixa a situação no acampamento ainda mais tensa, pois algumas lideranças do acampamento vêm sofrendo ameaças desde a ocupação da Fazenda por parte da família do Fazendeiro.
Fonte: MST