Capriles perde apoio de quatro partidos políticos na Venezuela

Organizações políticas retiraram o apoio ao candidato da oposição venezuelana Henrique Capriles, que enfrenta em 7 de outubro o presidente Hugo Chávez. De acordo com os líderes dos partidos, a decisão acontece por se sentirem "excluídos" da aliança conhecida como MUD (Mesa de Unidade Democrática).

Capriles

"Vínhamos nos sentindo excluídos e afastados de todas as políticas eleitorais, programáticas, das alianças para as eleições, na MUD", disse Leonardo Chirinos, membro do partido Piedra. Chirinos afirmou que, junto com os outros partidos, Unidade Democrática, Mãos pela Venezuela e Cambio Pana, enviou um documento ao CNE (Conselho Nacional Eleitoral) para que a decisão seja concretizada.

"Preferimos dar um passo atrás porque consideramos que o presente não é o que queremos", continuou Chirinos, após afirmar que "não apoiará outro candidato" e também não "pedirá votos contra Capriles". Segundo ele, "não temos relação com o governo, por isso não devemos ser vinculados a ele".

Capriles está sendo respaldado por mais de 20 partidos aglutinados em torno da MUD. Desde a semana passada, políticos da oposição venezuelana vêm denunciado o plano de governo do ex-governador do estado de Miranda, que prevê uma série de retrocessos na política social e econômica empreendidas nesses 14 anos de Chávez.

Fonte: Ópera Mundi